Aprender a programar por onde começo?

Gostava de aprender a programar mas não sabe por onde começar? neste post vou tentar ajudar a desmistificar a programação para que seja mais fácil de começar.

Por onde começo?

O primeiro passo para aprender a programar é escolher a linguagem de programação onde começar, apesar de isto parecer já um grande problema a verdade é que, depois de você saber programar numa linguagem rápidamente conseguirá passar para outras pelo que esta decisão não é assim tão fundamental. Comece por uma facil e recente, as linguagens com mais anos são mais declarativas, ou seja, para que consiga chegar ao objectivo tera de escrever mais código.

No entanto se você tem algum projecto em mente deve ir para a linguagem que mais se adequa a esse projecto. Posso dar alguns exemplos:

  • Android: java ou flutter;
  • iOS: Swift ou C++
  • Windows: C#
  • Web: Javascript, Python, PHP…
    E a lista continua

Ok, qual a linguagem de programação por onde devo começar?

Eu, se tivesse a começar agora, escolheria o javascript ou python, porque são linguagens faceis de aprender e que não são tão rigidas como o java por exemplo  em que basta se esquecer de um ponto e virgula e o codigo já não compila. Além disso são linguagens de programação onde se encontra mais facilmente trabalho mesmo não estando munido de um curso de universidade.

Uau começaram as palavras esquesitas. o que é isso compilar?

Compilar o codigo é apenas passar o codigo (Texto) que você escreveu para zeros e uns (linguagem que o computador entende e executa), você precisa de aprender a fazer isso? Nop o computador faz por si você so escreve o codigo em uma linguagem, quase sempre parecida com o Inglês, que o computador lá se entende a passar isso para zeros e uns.  

Voltando às linguagens de programação, e por falar em compilar, estas linguagens, como o python ou o javascript não precisa de instalar um programa específico para compilar (Conhecido como uma IDE). Qualquer ficheiro de texto pode ser codigo se você “entrega-lo” ao computador para que ele leia, compile e execute. Até um texto escrito no programa bloco de notas do windows pode ser interpretado como codigo. Mas agora a serio não faça isso,  instale por exemplo o VSCode que é um editor de texto que facilita muito a vida de quem esta a programar com completação de linha que significa que ajuda a completar o resto da linha de codigo se você não se lembra bem do nome de uma função, ou no seu caso que esta a aprender qualquer ajuda é bem vinda, com o VSCode voĉe poderá facilmente programar em JavaScript ou Python.

Quero começar já!

Ok, ok. Está num computador? Boa, porque no telemovel não consegue fazer isto.
Clique na tecla f12 irá abrir a janela de programador do chrome ou firefox, clique no separador “Console” e escreva:

alert("Ola Mundo!") 

Parabens acabou de criar o seu primeiro programa em javascript 🙂

Nahh, agora a serio!

Instale o vscode e o nodejs  no seu computador basta pesquisar, são ambos grátis. crie uma pasta no computador e dentro dela crie um ficheiro com o nome terminado em .js como por exemplo “meu-programa.js” escreva o seguinte:

console.log("Ola mundo")

Agora fez um programa igual mas já não precisou do browser (Chrome) para o interpretar e correr.
Brevemente irei postar mais sobre o assunto stay tunned!

Conclusão

O que importa mesmo é por mãos à massa e começar a aprender algo, como você esta no principio todos os conceitos que aprender numa linguagem vão quase de certeza se aplicar a outra o que vai mudar é a maneira de a declarar. Pelo que mesmo que você um dia ache que deva mudar não perdeu tempo nenhum.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *