Como saber o IP da nossa casa para aceder a rede.

Por vezes andamos na rua e precisamos de aceder à rede local da nossa casa (ou ao Router) e não sabemos o ip que o nosso ISP nos atribuiu. Se quisermos aceder ao nosso webserver ou vpn alojados em casa precisamos disso. Para nos ajudar nisso existem os serviços de DynamicDNS ou resumido DDNS e neste post vamos ver o duckdns e mais alguns.

DuckDNS

O meu preferido pois para além de grátis é super simples e podemos ter até 5 endereços. Faça login no duckdns e após isso basta criar o seu primeiro subdominio que ficará no formato DOMINIO_ESCOLHIDO.duckdns.org.

Feito isto o ip mudará para o ip que esta a usar no momento. entretanto na parte superior da pagina verá o seu token, anote-o pois irá precisar dele.

Até aqui tudo bem mas e quando o seu IP mudar?

Aí precisamos de configurar o nosso router para fazer um hit no endereço a seguir e o endereço mudará

https://duckdns.org/update/DOMINIO_ESCOLHIDO/TOKEN
Como fazer isto muda das configurações de router para router procure no google o modelo do seu para saber como fazer.

Tem um raspberrypi ligado na sua rede?

Pode configura-lo para fazer um hit ao endereço acima de 20 em 20minutos para manter o seu ip atualizado para tal utilize o crontab em conjunto com o curl.

crontab -e

na ultima linha adicionem o seguinte:

*/20 * * * * curl -v https://duckdns.org/update/DOMINIO_ESCOLHIDO/TOKEN

E pronto de 20 em 20 minutos o seu ip será atualizado e já tem mais uma utilização para o seu raspberry pi :).

Se acha isto tudo muito complicado para o seu objectivo tente outros há muitos à escolha uns mais baratos que outros e alguns grátis.

pode por exemplo ver as configurações de DDNS que o seu router suporta de fabrica e depois escolher a partir daí.

No-IP

O No-IP é um serviço de DDNS que é gratuito mas com algumas limitações podendo o cliente pagar para usufruir de todas as funcionalidades. No entanto provavelmente o seu router suporta fazer a atualização do ip com este serviço e o do duckdns precisará de mais configuração.

Conclusão DDNS

Tendo agora este conhecimento a sua rede ficará mais acessivel, outra utilização do DDNS é se tiver instancias na cloud (AWS, GCE, etc) usando isto tem hipotese de não pagar a atribuição de um ip fixo, poupando alguns trocos ao fim do mês.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *